deck de madeira

Como utilizar o deck de madeira em seus ambientes

O deck de madeira é uma das peças mais cobiçadas do momento. Sua disposição valoriza o ambiente e torna o lugar mais agradável. Saiba mais sobre ele e inspire-se!

O deck, como conhecemos atualmente, decorando casas, hotéis, bares, entre outros lugares, já foi referência apenas para áreas externas de navios. Um deck de madeira bem feito pode criar um clima de harmonia e trazer mais elementos da natureza ao ambiente.

Apesar de se ter diferentes tipos de revestimentos, como piso de cimento ou porcelanato, o material mais usado é a madeira. Um toque muito especial de beleza e aconchego.

Se você sonha em ter um deck de madeira, a leitura deste post é super indicada. São informações para tirar todas as suas dúvidas e ainda ficar cheio de inspiração.

Falando sobre o deck

A palavra deck tem origem inglesa e faz referência ao convés de navios. No entanto, hoje são considerados elementos arquitetônicos que ajudam na circulação de pessoas nos ambientes externos e internos mais atraentes. Sua principal função é revestir o piso virgem ou irregular com outro tipo de material, em sua maioria, madeira.

A versatilidade é outro destaque do deck de madeira. Adaptar-se com facilidade aos ambientes e projetos diferenciados, faz da peça uma das mais desejadas do momento. Sem contar que a gama de cores e texturas são incentivos à criatividade e a deixar os lugares ainda mais belos.

Busque inspiração para criar o seu deck de madeira

Para quem gosta de ambientes aconchegantes, um deck de madeira é uma ótima ideia. Além de um visual mais atraente, abre a possibilidade de aumentar a área de lazer e convivência entre as pessoas.

O deck de madeira pode ser aplicado em diversos terrenos, desde que você providencie com um profissional especializado a infraestrutura adequada. Seja ao redor da piscina, no seu espaço gourmet, no jardim ou até mesmo utilizando-o como painel para uma televisão, sua essência vai acrescentar personalidade aos locais.

E como prometemos no início do texto, a sua inspiração será ainda maior com as nossas dicas:

Na piscina

Esse é um dos locais mais procurados para a instalação do deck de madeira. Aqui, o recomendado é utilizar um material mais resistente a água e exposição ao sol. E não esqueça de escolher um tipo de madeira que não se torne escorregadia quando estiver molhada.

Dicas: escolha madeira tratada que ajuda a manter o brilho por mais tempo. Outra opção é o “madeiramento desgastado”, que dá um toque mais rústico ao ambiente.

deck de madeira

No jardim

Do mesmo modo que o deck de madeira ao redor da piscina, no jardim a estrutura merece um pouco mais de atenção. Por ficar exposta as condições climáticas, o seu desgaste acaba sendo maior. Por isso, fazer o tratamento certo antes da instalação é fundamental. E não esqueça de fazer a manutenção conforme os profissionais que você contratou orientarem.

Se o terreno for irregular, um deck suspenso pode ser a escolha perfeita para deixar o ambiente mais charmoso e bonito. Arquitetos costumam criar excelentes projetos e transformar os espaços em um ponto de referência da casa.

deck de madeira

No espaço gourmet

Criar um espaço gourmet é desejo de muita gente e está em alta. Um deck de madeira para essa área ou da churrasqueira, garante aconchego e charme especial.

Dica: o revestimento em madeira pode ser aplicado à churrasqueira e paredes do ambiente, criando ainda mais harmonia.

deck de madeira

Na parede

Nem só de forma vertical “vive” o deck de madeira. Sua instalação na forma horizontal pode deixar paredes e muros totalmente diferentes, resultando em uma proposta decorativa mais ousada.

As peças na parede ou muro combinam com floreiras que são feitas do mesmo tipo de madeira que o deck. Assim, o visual fica equilibrado e belo.

deck de madeira

Na varanda ou sacada

Para deixar o ambiente externo mais bonito e aconchegante, inclua um deck de madeira e valorize este espaço. Preencher o lugar com pequenos vasos de plantas ou pedrinhas é uma dica.

deck de madeira

No banheiro

Uma boa aposta é caprichar em um deck de madeira no banheiro. O material, além de bonito e aconchegante, evita os escorregões na área do box.

É possível ainda, fazer um deck em torno da banheira ou estender ele como se fosse parte do piso e combiná-lo com a bancada ou armário. E não esqueça de escolher um tipo de madeira mais resistente à água.

deck de madeira

Manutenção e cuidados com o deck de madeira

Os cuidados para se ter um deck de madeira que dure por bastante tempo começam desde a sua instalação. Primeiro, é preciso considerar o local de instalação e se o piso por baixo tem condições favoráveis para escoar a água. Se não tiver, pode ser feito um caimento, ralo ou solo permeável. Em seguida, durante a escolha da madeira, prefira as do tipo nobre, previamente tratadas, resistentes a cupins e ao apodrecimento. Evite o ipê e a itaúba, por exemplo.

Se o deck for exposto às condições climáticas, use verniz naval para protegê-lo do sol. E a cada seis meses, faça uma raspagem do produto e outra aplicação de verniz. Desta maneira, seu deck de madeira tem tudo para durar por muitos anos.

deck de madeira

 

Então, curtiu o conteúdo sobre o deck de madeira? Então continue acompanhando os textos do blog, porque ainda temos muitas dicas para você! Aproveite também para baixar o nosso eBook: 7 sugestões para tirar o seu projeto do papel. Clique aqui!