decoração de quarto infantil

7 dicas para a decoração de quarto infantil

A decoração de quarto infantil mexe com a imaginação de pais e filhos ansiosos para saber como vai ficar o “cantinho”. Acompanhe nossas 7 dicas agora!

Estava sentindo falta deste assunto? A decoração de quarto infantil é um tema super gostoso de se trabalhar. Os pais sonham em dar aos filhos um ambiente aconchegante e que faça os pequenos felizes. Não só os pequenos, não é mesmo?

Um quarto infantil pode revelar muito da personalidade da criança. O “cantinho” que ela vai brincar, receber os amiguinhos e estudar, tem que ser especial. Sem esquecer, obviamente, que é ali que ela vai ter muitos dos seus sonhos enquanto descansa.

Se você está com o quarto pronto e deseja uma transformação ou vai “começar do zero”, este conteúdo é super recomendado. Tenho dicas para deixar o quarto do (a) pequeno (a) maravilhoso. Continue a leitura e saiba muito mais sobre a decoração de quarto infantil!

1. Procure móveis divertidos e úteis

Já ouviu a expressão “2 e 1”? O mercado de decoração de quarto infantil oferece opções divertidas e de ótima utilidade. Existem, por exemplo, camas em formato de carro, barco, carruagem, casinhas e beliches com saída em forma de escorregador, camas suspensas com cabanas na parte inferior, entre outros.

Considere também investir em um modelo “bicama”. Conforme a criança vai crescendo, ela vai querer convidar os amiguinhos para dormirem em sua casa. Com este móvel, você economiza dinheiro e ganha em espaço.

decoração de quarto infantil

2. Insira quadros e letreiros na parede

Os quadros continuam como ótimos elementos para completar a decoração de quarto infantil. Ilustrações com traços suaves e temáticas lúdicas são ótimas opções. Além disso, quadros com estampas geométricas ou frases dão um toque moderno ao cômodo. Ah, não esqueça dos porta-retratos com fotos da família!

Outra alternativa é o uso de letreiros criados com pinturas, letras decorativas, adesivos de parede, arames ou luzes. Tem ainda o estilo Strinf art, que cria formas através de linhas.

decoração de quarto infantil

3. Invista em nichos e prateleiras

Decorativos e suporte para outros elementos, os nichos e prateleiras trazem um charme todo delicado ao ambiente. Neles, a criança pode colocar o brinquedo preferido, livros, pequenos quadros e outras peças decorativas.

Os formatos disponíveis no mercado e aqueles sob medida, abrem inúmeras possibilidades. Procure modelos que completem o ambiente e que combinem com a decoração de quarto infantil.

decoração de quarto infantil

4. Aposte na parede tipo “quadro negro”

Essa é uma dica que os pequenos costumam amar: a parede do tipo “quadro negro”. Em formato e material que imita um quadro negro, como esses que conhecemos na escola, é acessível e fácil de fazer. Além de servir como brinquedo e abrir mais possibilidades de personalização, incentiva a criança a gostar de ler e escrever.

Para criar uma parede dessas, basta os pais comprarem um tinta esmalte fosca e aplicar sobre a parede. Existem também adesivos que imitam o quadro, e que além disso, ao serem removidos não removem a tinta da parede. Caso a criança seja alérgica ao giz, o melhor é comprar modelos de giz antialérgicos.

decoração de quarto infantil

5. Incentive a organização do quarto

É importante que a criança aprenda a ser organizada desde cedo, não é? Incentive-a com a presença de cachepôs estilizados, cestos, baús ou caixas organizadoras, armários, cômodas ou outras peças para o armazenamento de objetos. Mas, não esqueça de escolher itens que combinem com a decoração.

Uma boa dica é organizar os brinquedos por categoria. Por exemplo: os mais recentes e que a criança brinca bastante, ficam na caixa de brinquedos novos. Já aqueles que foram “esquecidos” ou serão doados em breve, podem estar no armário. Da mesma forma, pode acontecer com as gavetas de roupas.

decoração de quarto infantil

6. Pense com carinho nas cores

Especialistas afirmam que na hora de escolher as cores de um quarto de criança, é preciso considerar a opinião dos pais e da própria criança. Afinal de contas, é ela vai passar muito tempo neste ambiente.

O quarto não precisar ser todo colorido. Apesar das crianças gostarem de cores vibrantes, é preciso tomar alguns cuidados, como não criar tantas distrações que a façam “perder o sono”. Por isso, alguns pontos do quarto podem receber cores mais suaves para equilibrar com o restante da decoração.

decoração de quarto infantil

7. Considere a iluminação

Os modelos de luminárias infantis são lindos! Eles unem a funcionalidade com o toque decorativo que deixa o ambiente ainda mais aconchegante. Basta escolher os modelos que mais combinam com a decoração.

Em “noites do pijama”, uma forma de animar a criançada é instalar alguns pisca-piscas no quarto. Eles podem ficar presos aos quadros, em objetos suspensos ou presos na parede.

decoração de quarto infantil

Na hora da decoração de quarto infantil, é importante que os pais possam contar com a ajuda de um profissional, como o arquiteto. Desde a organização do espaço, detalhes, cores, a disposição dos móveis no ambiente e tudo mais que for necessário.

E aí, gostou do conteúdo sobre a decoração de quarto infantil? De onde saíram essas informações, tem muito mais para você. Solicite uma conversa conosco, bem aqui!