Casa inteligente

Casa inteligente: as tendências para a automação residencial

Casa inteligente: aplicativos que sentem o nosso corpo? Controle de tudo no mesmo smartphone? Saiba quais são as tendências da automação residencial.

O ano de 2018 começou a todo vapor para os sistemas de automação residencial. Os especialistas mais conceituados do mundo “casa inteligente” já estão anunciando as principais tendências do setor.

Como busco estar sempre antenado nas novidades e trazê-las até você, esse assunto não poderia ficar de fora. Facilitar a sua vida também faz parte dos meus planos.

Continue a leitura e saiba muito sobre as tendências da automação residencial. Tem muita coisa que vai te surpreender!

Mercado em alta pelo mundo

Em se tratando de casa inteligente, os números normalmente revelam altas cifras em dólares. Os players mais conceituados estimulam que o mercado de automação residencial pode ter um crescimento no mundo todo de 79 bilhões de dólares até 2022.

No Brasil, algumas das principais tendências devem demorar um pouquinho mais para chegar. Contudo, os especialistas sugerem que o país vá se preparando. Com a possível retomada econômica, as novidades podem bater logo em terras tupiniquins.

Casa inteligente: tudo na palma das mãos

Já existem modelos de automação residencial que conferem aos moradores o controle total de aparelhos de som, TV, luz, persianas e aspiração central na palma das mãos. Os aplicativos para smartphone já nem são tão novidades assim e, justamente por este motivo, é que se trabalha todos os dias para promover ainda mais comodidade dentro de uma casa inteligente.

Logo abaixo, preparei uma lista dos setores que devem fazer a diferença neste ano. Vamos a eles:

Segurança

Dispositivos ainda mais inteligentes devem priorizar a previsibilidade de situações de riscos e invasões de bandidos. Câmeras inteligentes de alta resolução terão capacidade de identificar e diferenciar pessoas, animais e objetos, potencializando assim as tomadas de decisões mais coerentes.

Além disso, alguns dispositivos poderão fazer reconhecimento facial e desligar a iluminação a partir de sensores;

Multi-Room

As instalações multi-room serão capazes de executar diferentes sons por cômodos da casa, através de um aplicativo de receiver ou de automação. De forma a combinar o cabeamento e caixas conectadas por Wi-Fi, o multi-room é pura inovação em áudio dentro de uma casa inteligente.

Lembrando que os sistemas de iluminação, climatização e motorização de persianas e cortinas, mesmo que tenham seus próprios apps, podem ser integrados à automação residencial.

Assistentes de voz

Gigantes do mercado mundial, como Google, Apple e Amazon, já investem em assistentes de voz para automação residencial. Os assistentes de voz estão cada vez melhores e responsivos aos comandos dos usuários sobre os principais equipamentos dentro de casa. Ligações para telefones e lista de compras automatizadas já são uma realidade nos Estados Unidos e no Reino Unido.

No Brasil, mesmo sem uma previsão de lançamento dos novos produtos das marcas citadas, já existem empresas nacionais que possuem integração com equipamentos. Como se fossem interfaces, executam comandos individuais junto à aplicativos de automação residencial.

Bem-estar das pessoas

Seria o máximo se a casa inteligente pudesse reagir de acordo com as condições físicas do usuário. Uma boa noite de sono estará garantida com o ambiente ideal. Saiba que isso já uma tendência em automação residencial!

Os novos dispositivos de smart home para o bem-estar das pessoas devem ter um salto em 2018. Através de transmissão direta de dados entre os equipamentos e centrais por meio e Wi-Fi e bluetooth, as decisões serão tomadas rapidamente.

Ex: aparelhos de qualidade de ar indoor poderão promover a umidade e circulação do ar, evitando o mofo e a poeira. Tem ainda as pulseiras inteligentes que entenderão a frequência cardíaca e temperatura corporal, ativando climatizadores para o conforto do usuário.

 

Estão chegando muitas novidades por aí, não é mesmo? Espero que você tenha apreciado todas elas e possa aproveitá-las assim que elas pousarem no mercado nacional.

Se você tiver mais alguma dúvida ou quer complementar o assunto, fique à vontade. Estou à sua disposição! Aproveite também para continuar acompanhando os textos do blog!

 

Categoria

Projetos