terreno

Terreno: aclive ou declive? Saiba o que fazer!

Se você está à procura de um terreno ou já tem o seu, saiba o que fazer na hora de construir em aclive e declive. Acompanhe!

Segurança e viabilidade para a execução do projeto da casa dos seus sonhos! Essas são as primeiras questões que você deve levar em consideração ao deparar-se com um terreno em aclive ou declive.

Apesar de encontrarmos vários projetos de construções em diferentes topografias, as dúvidas de como fazer a obra da melhor maneira são frequentes.

Se você está prestes a adquirir um terreno e nele vai construir a sua casa, não pare a leitura. No caso de já ter o terreno à disposição, fique atento às diferenças entre eles: características, vantagens e desvantagens, construir muro, possibilidades de design, segurança, entre outras.

Terreno em declive

Começamos pelo terreno em declive, justamente porque ele gera mais trabalho e paciência. Embora sejam, em sua maioria, mais baratos na hora da compra, exigem um esforço extra para deixar do jeito que você deseja. Mas, é possível fazer bons trabalhos e contemplar belas vistas!

Ao deparar-se com um terreno mais acidentado ou inclinado, uma das primeiras providências é a contratação de um serviço de terraplanagem. Como precisam de maior modificação, vão exigir mais desse serviço e, consequentemente, aumentar os custos da obra.

Especialistas afirmam que nem sempre os riscos de um terreno em declive são maiores, pois dependem de cada caso. Além disso, podem criar mais possibilidades de design e tornar o imóvel ainda mais bonito.

Na maioria das situações de terreno em declive, o melhor a se fazer é deixá-lo no nível da rua ou subir pilares para elevar a casa e criar a garagem para o seu veículo.

Uma boa dica é falar com o seu arquiteto para fazer um projeto como se fosse uma “escada”, criando dois ou três níveis. Nesse caso, cada nível poderia receber diferentes cômodos. Exemplo: primeiro nível com garagem, segundo com sala e cozinha e no terceiro os quartos. Ou ainda, fazer mais de uma moradia.

Importante: não deixe de conversar com o seu arquiteto ou engenheiro sobre as dificuldades para a execução da obra e o transporte dos materiais.

Terreno em aclive

O terreno em aclive caracteriza-se por ser uma área com plano íngreme e inclinado para cima. A partir do início da sua frente, o solo sobe como se fosse um morro à nossa vista.

Mesmo que os custos, normalmente, sejam maiores do que em terrenos totalmente planos, tem suas vantagens. Uma construção no terreno em aclive abre caminhos para a criatividade e inovação em conceitos de obras urbanísticas.

A concepção de belos projetos arquitetônicos no terreno em aclive atende aos diferentes tipos de design e exigências pessoais. Sua casa pode ter uma estrutura incrível e um visual maravilhoso!

Em sua maioria, as casas nesse tipo de terreno possuem vistas privilegiadas e fachadas que se destacam. Além disso, a inclinação pode ajudar na irrigação e cultivo de um lindo jardim.

Vale lembrar que esse tipo de terreno necessita de um planejamento profissional e etapas executadas de forma correta. Sua inclinação pode não representar grandes riscos, entretanto, é aconselhável ter um bom projeto para manter a segurança da casa.

Importante: o projeto arquitetônico deve estar em conformidade com a boa segurança. Em muitos casos é necessária a construção de contenções, muros de arrimo ou cortinas de concreto.

Construir o muro

O muro não serve apenas para separar um terreno do outro, obviamente. Tem a função de proteger, apoiar ou escorar as áreas que apresentam riscos de desmoronamentos. Se for bem feito, mesmo que o custo seja alto, garante a segurança e estabilidade da construção.

Para construir um muro, deve-se considerar a carga extra da água e fazer um sistema de drenagem para escoá-la. E ainda, impermeabilizar a superfície que fica aparente no terreno ou dentro de casa, para que a água não atravesse ou fique na superfície.

Aterramento

No caso de você preferir fazer um aterramento e não a terraplanagem, lembre-se que essa ação precisa ser muito bem executada. Pois, dependendo da edificação, podem haver sérios riscos de desmoronamentos.

Os custos de um aterramento atrelados aos custos do muro são bem maiores do que uma terraplanagem, por exemplo. No entanto, podem ser feitos tranquilamente por profissionais qualificados.

Para não restar dúvidas: diferença entre terreno aclive e declive

Aclive: o terreno em aclive tem como característica o plano íngreme, ou seja, inclinado para cima a partir do início da sua frente. Se olhar para ele, é fácil de perceber que ele sobe em direção ao fundo, como se fosse um morro.

Declive: o terreno em declive fica abaixo do nível da rua. Partindo da sua frente, ele apresenta um caimento até o seu fundo. Ao contrário do terreno em aclive, sua característica é de uma ladeira ou barranco.

Gostou do assunto de terrenos em aclive e declive? Espero que as suas dúvidas tenham sido solucionadas! Aproveite o momento para saber mais sobre arquitetura e construção com os textos do nosso blog.

Categoria

Projetos